A terrível tragédia que atingiu Valência e o Sudoeste de Espanha causou um número significativo de mortes e famílias despojadas de todos os seus pertences. Com a inerente dificuldade em remover os destroços, devido à grande quantidade de água e lama, bairros inteiros enfrentaram dias de horror sem os bens mais necessários como luz, gás, telecomunicações, água e comida.
A recuperação de um desastre desta magnitude requer não só um forte apoio governamental, mas também a participação de organizações nacionais e internacionais, para mitigar os efeitos devastadores que este desastre causou.
A Maçonaria rege-se por elevados valores de Solidariedade e Fraternidade e por isso tem a obrigação de os honrar, contribuindo com ajuda organizada imediata para apoiar as vítimas, para possibilitar a reconstrução das comunidades afetadas, de forma a retomarem a sua vida normal.
A Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa – junta-se às Obediências Maçónicas de Espanha e solidariza-se com todo o povo espanhol e, em particular, com as populações afetadas por esta enorme catástrofe.
Agora, mais do que nunca, teremos de estar de Pé e à Ordem para disponibilizar a ajuda que nos for solicitada.