Google translate

Convent da Grande Loja Simbólica da Lusitânia

Maçonaria_Templo_Grande_Loja_Simbólica_da_Lusitania_Memphis_Misraim.jpg


Em pleno coração de Lisboa e em manifesta celebração, realizou-se o Convent da Grande Loja Simbólica da Lusitânia 


No dia 25 de Junho de 2022, realizou-se o tão antecipado Convent da Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa. Após dois anos de pandemia que impossibilitaram a realização do evento mais esperado do ano maçónico, foi finalmente possível reunir Obreiros de norte a sul do país e receber Obediências amigas, quer nacionais, quer internacionais, para o que seria um convent particularmente especial. 

Estiveram presentes comitivas representando o Grande Oriente de França, a Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França e da Grande Ordem Egipcia de Portugal, o Supremo Conselho Grande Colégio dos Ritos Escoceses do Grande Oriente de França, o Supremo Conselho da Grande Loja Mista de França, o Supremo Conselho do Rito Escocês para a Bélgica, o Grande Oriente da Suiça, a Grande Loja Simbólica Espanhola, a Grande Loja Simbólica de Portugal, o Grande Oriente Lusitano, o Grande Oriente Ibérico, entre muitas outras.

Procedeu-se à apresentação do Relatório Moral, um  balanço referente aos seis anos do Grão-Mestrado cessante, na qual foi possível verificar o exponencial crescimento e desenvolvimento desta Obediência que, ao longo de seis anos, foi reconhecida pelas mais importantes organizações maçónicas mundiais da Maçonaria Liberal como a Aliança Maçónica Europeia, a União Maçónica do Mediterrâneo, terminando com a recente integração por unanimidade no CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo.

Seguidamente, foi dado início à cerimónia de tomada de posse da nova Grã-Mestre Marina Jorge e à respectiva instalação do Colégio de Grandes Oficiais, numa alocução entusiasta e simultaneamente emotiva, em que a sabedoria do passado, a força do presente e a esperança no futuro se conciliaram em uníssono.

Fazendo uso da palavra, todos os presentes manifestaram a sua alegria e entusiasmo pelo auspicioso dia, congratulando a Respeitável Past Grã-Mestre Isabel Viana pelo seu enorme contributo em prol do bem comum e pela edificação das fundações da Grande Loja Simbólica da Lusitânia. A Respeitável Grã-Mestre Marina Jorge foi felicitada pela sua eleição e recebeu votos de um caminho profícuo e iluminado.

Dirigindo-se a todos os Obreiros e Irmãos convidados, a mensagem final proferida pela Grã-Mestre foi de união, fraternidade, continuidade e actividade dinâmica para o futuro da Maçonaria Mista em Portugal. Com o Convent terminou assim mais um ano maçónico, encerrando um ciclo e iniciando outro, numa nota de esperança e com um sentimento de que o futuro é promissor.