Google translate

R∴L∴ISIS, Nº 001, OR∴Lisboa

 

Resp∴L∴Isis, Nº 001, a O∴de Lisboa

 Pela visão audaciosa de alguns Mestres Maçons da R.'.L.'.Phoenix, que firmemente acreditavam que a mulher tem um papel fundamental na evolução da Maçonaria surge, em novembro de 2009 (e.'.v.'.), um pequeno Triângulo, o R.'.T.'. Ísis, para que pudessem ser iniciadas as primeiras mulheres. Lado a lado, homens e mulheres defenderam este princípio e lutaram contra todas as adversidades para que pudesse assim levantar colunas, em maio de 2011(e.'.v.'.), a R.'. Loja Ísis. Ao ser consagrada, estabelece um marco histórico na Maçonaria Portuguesa ao tornar-se na primeira Loja da VIA MISTA a trabalhar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim.

Pela coragem, determinação e forte sentido de dever dos seus Obreiros, nasceram diversas Lojas e Triângulos, espalhados de norte a sul do país, e que permitiram a edificação e consagração da Grande Loja Simbólica da Lusitânia em 2016 (e.'.v.'.). 

Isís era uma das divindades mais veneradas do panteão egípcio e, conjuntamente com Osíris, detinham os grandes e pequenos mistérios do Egipto. A Grande Mãe, como era conhecida, era a deusa luminosa e protectora do Antigo Egipto, que cria e cuida com Amor. A sua luz emanava compaixão perante a fraqueza das emoções humanas mas também era a guia dos mais altos valores humanos.

Senhora da Lua, mãe do Sol, ela é o princípio e o fim. Na mitologia egípcia, Ísis ressuscita o seu irmão-marido Osíris graças à sua determinação e coragem. Tornou-se assim responsável pelos que partiam e entravam no pós-vida. 

Ísis era a divindade cósmica a quem foi dada a governança dos céus, do mundo natural e o destino dos seres humanos. Não representa  apenas um arquétipo egípcio, é a divindade que rege o sagrado feminino. Sob a sua aura irradiante, encaminha os iniciados para que possam cumprir as suas missões terrestres.

Ísis une, trasforma e ensina. É a denominação das forças que criaram e ainda criam o Universo. Instiga a busca e a apropriação da nossa própria divindade. Traz consigo os conceitos das artes, medicina, magia, beleza, verdade, lealdade e paz através do amor fraternal e incondicional.

Quando falamos de Ísis, aprimoramos os nossos pensamentos, sentimentos e acções para exalar as qualidades que ela nos deixou como verdades. Praticar o bem, procurar a felicidade, irradiar amor fraternal e trazer a cura, inspirando outros para que possam seguir o mesmo caminho.

 

Para questões ou contactos: loja.isis.001@grandelojasimbolicalusitania.pt

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.

 deusa-isis-historia-mitos-e-representacoes-da-divindade-egipcia-2.jpeg