Google translate

R∴T∴ OSÍRIS, Nº 009, OR∴ COIMBRA

osiris-lusitania.pngO R∴T∴ Osíris, nº 009, acendeu fogos no dia 07.03.2015 (e∴v∴), a Or∴ da cidade de Coimbra, como corpo integrante da Grande Loja Simbólica de Portugal, via masculina.

A 20.05.2018 (e∴v∴) o R∴T∴ Osíris passou a integrar a Grande Loja Simbólica da Lusitânia tornando-se uma via mista. 

A 18.03.2023 (ev) levantou colunas a R∴L∴ Osíris, com o Nº 009, a trabalhar a via mista do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm.

Diz a lenda que o deus egípcio Osíris, filho do Céu (Nut) e da Terra (Geb), era um deus solar, senhor da natureza, da vida e dos contínuos ciclos de renascimento, representados pelas culturas agrícolas que, depois de morrerem a cada colheita, renasciam de novo com a cada primavera. Admirado e desejado por todos, Osíris foi vítima da inveja do seu irmão Seth (o deus da violência, da guerra, das tempestades e da desordem), que o prendeu, matou e mandou dividir o seu corpo em 14 partes que foram espalhadas por todo o Egipto. Ísis, a sua mulher-irmã, deusa e senhora das artes da Lua, reuniu 13 partes e com elas trouxe Osíris de novo à vida para que assim pudesse gerar Hórus que, depois de vingar o pai, ocupou o seu lugar no trono. Cumprida a tarefa, Osíris regressou ao mundo dos mortos onde assumiu a função de juíz daqueles que se julgam dignos de viver para além da vida terrena.

A lenda da vida de Osíris representa, de forma simplificada, os mistérios universais do nascimento, morte e renascimento de todos os seres. No entanto, ela encerra também os fundamentos dos processos mágicos e alquímicos, transformadores de princípios éticos e morais, capazes de transmutar a mortalidade em imortalidade.

Os membros da R∴L∴ Osíris trabalham, de forma humilde e dedicada, para a compreensão destes mistérios e para a aplicação, no dia a dia, de princípios susceptíveis não só de vencer a ignorância, o orgulho e a inveja, mas também, e principalmente, de fazer brotar no coração de cada ser humano, as sementes da verdade, do bem e da fraternidade para com toda a humanidade.

 

 

Para questões ou contactos: loja.osiris.009@grandelojasimbolicalusitania.pt

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.