Google translate

Os três (de)Graus

maçonaria memphis misraim Grande Loja Simbólica da Lusitania dm.jpg

Os três (de)Graus

Maçonaria Azul ou Maçonaria Simbólica são expressões comummente utilizadas para designar a estrutura maçónica – Loja – que trabalha os três primeiros Graus Maçónicos.

Estes três graus correspondem aos graus de Aprendiz Maçom, de Companheiro Maçom e de Mestre Maçom, universalmente instituídos em todas as Obediências Maçónicas regulares.

A Maçonaria Azul estuda, essencialmente, a simbologia e a moral, abrindo caminho ao pensamento lógico. A metodologia utilizada privilegia a investigação, a reflexão e o trabalho. Neste percurso, o local onde os maçons se reúnem – Templo – desempenha, entre outras, a função de incentivar a evolução dos Maçons que acolhe.

No Templo, o estímulo visual é muito intenso. A sua ornamentação, cuidada e rigorosa, estimula a progressão de um grau para o seguinte. Pretende-se que o Aprendiz se aplique em ser Companheiro e que o Companheiro se empenhe em ser Mestre.

Com este objectivo, cada um dos graus - Aprendiz, Companheiro e Mestre - está representado em Templo por um degrau de uma escadaria que permite ver, contar e subir… 1, 2, 3… degraus.

Subindo, (de)grau a (de)grau, o Maçom aprimora-se, cresce e floresce, assumindo perante a Humanidade o compromisso perpetuo de defender e promover a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

S.´. R.’.